Atribuições do setor fiscal

SETOR FISCAL

Atribuições do setor fiscal de uma empresa ou escritório de contabilidade:

  • Escrituração do Livro de Registro de Entrada; 
  • Escrituração do Livro de Registro de Saída; 
  • Escrituração de Registro de Apuração do ICMS (RAICMS); 
  • Escrituração de Livro de Inventário; 
  • Escrituração de Livro de utilização de documentos fiscais e termos de ocorrência (RUDFTO); 
  • Escrituração do Registro de Apuração do IPI; 
  • Elaboração e Emissão da DAC (SEFAZ/AL); 
  • SPED Fiscal;
  • Emissão da Guia de Recolhimento de ICMS (DAR); 
  • Escrituração do livro de ISS; 
  • Emissão da Guia de Recolhimento do ISS (DAM); 
  • Emissão da Guia de Recolhimento do PIS; COFINS; IRPJ; CSL;  IRRF e IPI (DARF);
  • Elaboração do D.C.T.F. e D.I.R.F.; 

Em uma empresa, este setor fiscal, se ela tiver um, também seria responsável pela emissão de Notas Fiscais e guarda dos Livros Fiscais para colocar à disposição do fisco.

Caso a empresa não faça a escrituração fiscal, seu lucro será arbitrado pela fiscalização, ou seja, o fiscal irá presumir quanto a sua empresa está lucrando para cobrar os impostos.